quinta-feira, 30 de abril de 2009

Como Surgiu a Renovação Carismática Católica no Brasil

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)

A Igreja Católica Romana pós Concílio Vaticano II desejava mudanças de hábitos, uma renovação, buscava, neste momento pós-conciliar, um novo caminho, uma nova forma de levar o Jesus ressuscitado, o Deus amoroso. A Igreja buscava colocar em prática a renovação tão esperada. Neste contexto surge a Renovação Carismática Católica.

A História da RCC no Brasil

A Renovação Carismática Católica no Brasil surgiu na década de 1970.

Os padres jesuítas Pe. Haroldo Ham, Pe. Sales começaram a difundir no Brasil a chamada “Experiência do Espírito Santo”, que mais tarde passou a chamar-se Experiência de Oração.

Em conseqüencia, outros religiosos e leigos, em diversos lugares do território brasileiro, começaram a viver essa Esperiência no Espírito Santo e suas atividades paroquiais ganharam nova vida, nascia aí a Renovação no Brasil.

O Regimento Interno

A Renovação Carismática é uma graça com várias manifestações na Igreja Católica, de caráter mundial, mas não uniforme, nem unificado, não possuindo um fundador particular, nem um grupo de fundadores. É uma corrente de graça que permite às pessoas e grupos expressar-se, a partir dela, em diferentes modos e formas de organização. Uma dessas expressões – adiante descrita – é o movimento eclesial da Renovação Carismática, que atua em comunhão com a sé apostólica, aberto a acolher e a representar todas as expressões carismáticas. É composta de indivíduos, grupos e atividades, com estilos freqüentemente diferentes uns dos outros, com diferentes graus de participação e modos de desenvolvimento. Contudo, participam da mesma experiência fundamental de pentecostes e buscam os mesmos objetivos gerais, professam a mesma doutrina em comunhão com o magistério da Igreja e possuem um patrimônio de espiritualidade que lhes é próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário