terça-feira, 23 de junho de 2009

Dia do Papa


Celebra-se dia 28 de junho o Dia do Papa. Não se pode dissociar a fé em Cristo da veneração ao Papa. É que a essência do catolicismo consiste na submissão da inteligência ao ensinamento de Cristo transmitido pela Igreja, e na subordinação da vontade à autoridade do Redentor exercida por aquele que Ele colocou à frente desta sua Igreja.

Não é em função da medida de seus conhecimentos que o cristão se salvará, mas segundo o vigor de sua fé, ou seja, de seu abandono à vontade do Mestre Divino. Ora, este, como está claro nos Evangelhos, quis constituir Pedro, seu sucessor. Portanto, acatar e venerar o Chefe da Cristandade, representante autêntico do Filho de Deus, é render honra ao próprio Salvador.

Nesta atitude está incluída a reverência total à figura do Soberano Pontífice. Jesus fez a Pedro uma promessa gloriosa: “Tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; e o que ligares na terra ficará ligado nos céus e o que desligares na terra ficará desligado nos céus” (Mt 16,18-20).

Depois de sua ressurreição, Ele cumpriu este compromisso, conferindo o primado a Pedro. Cobrou dele uma tríplice manifestação de amor. Com as palavras cordeiro e ovelhas, que ele deveria apascentar, quis significar a universalidade do rebanho que lhe estava sendo confiado, sem exceção alguma (Jo 21,15-28).

Constituiu Pedro como aquele que governaria a Instituição através da qual Ele continuaria sua obra salvífica. O pontificado dos sucessores de Pedro tem sido a garantia da unidade cristã. Uma Igreja estruturada e enriquecida com uma experiência e com uma sabedoria que lhe permitem guiar os povos, guardar e proteger a Boa Nova, ficando sempre intacta a doutrina pregada pelo Mestre divino.

Ideologias mortíferas se levantam, ataques incessantes à Igreja, mas esta, firme na rocha que é Pedro, atravessa os mares mais borrascosos. Eis por que, também por gratidão aos imensos trabalhos apostólicos dos Papas, a devoção ao Chefe da Igreja forma uma parte essencial da piedade cristã, da vida espiritual do batizado. Cumpre, deste modo, amar o Papa, obedecer a ele fielmente. Ele é, de fato, Jesus Cristo visivelmente presente entre os homens.

Com precisão ensinou Pio XII, na encíclica Mystici Corporis, que a Igreja tem somente uma cabeça principal que é Cristo que sem cessar a governa misteriosamente através daquele que ocupa seu lugar sobre a terra. O Corpo Místico de Cristo não tem duas cabeças, mas uma só: “Cristo e seu Vigário não formam senão uma só cabeça”.

Como Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), a missão do Papa é idêntica. Ele nos mostra o caminho da salvação, nos prega a verdade e nos comunica a vida divina pessoalmente e por meio dos bispos por ele designados. Estes ministram o Sacramento da Ordem passando aos sacerdotes parte de seus poderes sacramentais e pastorais. Eis porque Santa Catarina de Sena chamava o Papa de “doce Cristo da terra”. Todo o orbe católico é governado pelo Papa que, assim, é o Chefe de milhões de cristãos.

Por isto mesmo, ele é o fundamento e o centro da unidade. A salvação e a prosperidade da Igreja estão ligadas, em grande parte, à prudência, ao vigor, à sabedoria, à eficácia do comando papal. O Papa é, por outra, doutor universal por meio das definições solenes “ex cathedra” e das encíclicas dirigidas a toda a Igreja e por meio de uma série de outras diretrizes. Estas são transmitidas, outrossim, através das decisões das Congregações romanas, das cartas ao epicopado, das normas gerais aos teólogos e aos exegetas, das alocuções consistoriais.

Para tudo isto o Papa se vale de sábios teólogos e os Cardeais das Congregações romanas. Deste modo, ele é o grande Pastor sempre a velar pelas ovelhas de Cristo com uma solicitude sem par. Para cumprir, porém, com tão graves deveres ele conta sempre com as preces dos cristãos, certos todos de que: “ Onde está o Papa, está a Igreja e, onde está a Igreja, está Jesus Cristo”!

(Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário