A primeira dimensão do casal é crescer. A mulher tem que crescer por causa do marido, tem que ser mais feliz por causa dele, e o marido precisa crescer por causa da esposa, precisa ser feliz por causa dela. O casamento começa a fracassar quando um não é fermento de crescimento para o outro. Eu tenho certeza que na eternidade Deus vai dizer a muitas mulheres: “muito obrigado porque eu te dei um homem difícil, sem fé, mas você mudou a vida desse meu filho, você o fez crescer, entra para a glória”. E Deus também vai dizer para muitos homens: “eu te dei uma mulher complicada, mas você a fez crescer”. Essa é a beleza do casamento, você vê o outro crescer.
Quando um casal se ama de verdade a educação dos filhos é muito fácil, o exemplo transborda para os filhos, a gente educa os filhos pela vida. Se esse casal vive brigando, não reza, será difícil educar os filhos.
Hoje muitos jovens não querem casar por causa do exemplo de seus pais. Não podemos passar para os filhos essa imagem negativa do casamento. O casamento é obra de Deus, não separe o homem o que Deus uniu, diz Jesus. Por amor aos filhos temos que viver bem, eles têm que ser motivação para que nós casais superemos as dificuldades.
Reze pela pessoa antes de apontar um defeito, aponte primeiro a qualidade, escolha a hora certa para falar, não corrija na frente do outros, corrija com carinho com palavras doces, não humilhando na frente dos outros, não desenterre os erros do passado, todos temos erros, as vezes, numa briga jogamos erros do passado que machuca os outros. Não seja displicente com a pessoa amada. Quando o marido chega, você tem que parar o que está fazendo e recebê-lo. Regue teu casamento. Saiba pedir perdão, perdoe: “eu errei, não vou mais fazer isso”. Todos nós erramos e temos direito de ser perdoados, mas devemos pedir perdão. Quando um não quer, dois não brigam, católico não briga. A melhor educação que damos para os filhos é a nossa vida, filho de peixe é peixinho.
Os pais que amam seus filhos os corrigem. Deus deu autoridade aos pais para a correção, é uma autoridade que Deus lhe dá, pois toda paternidade vem de Deus, diz o apóstolo. Não precisa usar de violência, palavras ofensivas. Corrija com amor, senão mais tarde você não conseguirá educar seu filho.
Meu pai sempre dizia: ”não façam nada contra sua consciência, não compensa”. Quando a gente estava numa situação difícil ele dizia: “sustenta o fogo, a vitoria será nossa”. Eu tive um pai maravilhoso.
Para que os pais deem ensinamentos aos seus filhos é preciso que eles conquistem seus filhos. Se você não conquistá-lo, ele não vai te ouvir. Como conquistar um filho? É você fazer o filho ter orgulho de você, um santo orgulho. Dando para ele todo o dinheiro que ele quer? Não! Se assim for o pobre não vai poder conquistar os filhos. Você conquista seu filho não é dando coisas a ele, mas conquista quando você se dá a ele. É claro que a gente pode dar algumas coisas, dentro do equilíbrio, dentro da condição financeira, mas não é isso que vai conquistar.
Você precisa ter tempo para seu filho, gaste seu tempo com seu filho, principalmente quando criança até adolescência. “Ah! Mas tenho as coisas da Igreja”. A Igreja precisa vir em segundo lugar, pois você é pai não é padre. Deus nos dá o tempo suficiente, não somos padres e freiras, somos pais e mães, não podemos deixar nossos filhos carentes de pai e mãe. Deus quer que cuidemos de nossos filhos.
O casamento é uma missão sagrada e uma parte dessa missão é educar os filhos para Deus. Muito mais importante que criar um computador é criar um filho, um ser humano imagem e semelhança de Deus. “O filho é o dom mais excelente do casamento” (CIC). João Paulo II dizia: “Não tenham medo da vida”. Os casais católicos estão com medo da vida, alguns por comodismo porque filho gasta, dá trabalho… é claro que dá trabalho, é uma pérola. Não tenham medo da vida, a coisa mais importante na vida é a vida. Amem a vida.
Conquiste seu filho dando-se a ele, você não vai mimar essa criança, você vai dar a ela aquilo que ela precisa receber: educação religiosa, moral e intelectual. E isso não é só para o filho pequeno.
Quando for preciso chamar atenção de seu filho reze por ele, e chame a sua atenção em um lugar reservado, nunca na frente dos outros. Uma coisa que precisamos aprender é que pai também erra e precisa pedir perdão ao filho, e você não vai perder a autoridade, seu filho vai te amar mais.
Outra coisa que ajuda a conquistar os filhos é levá-los para Deus. Temos que levar os filhos para Deus, você não vai conseguir levar os filhos para Deus sem antes conquistá-los. Não adianta querer levá-lo pelo colarinho, porque ele vai só até os 15 anos e depois abandona a Igreja. Antes de dizer ao seu filho que Deus o ama, você precisa dizer: “eu te amo”. Ele vai sentir o amor de Deus pelo amor dos pais.
“A bênção do pai fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa atér os alicerces” (Eclesiástico 3,11). Você precisa abençoar seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário