terça-feira, 28 de julho de 2009

Ide e anunciai o Reino

“A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita. Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias, e a ninguém saldeis pelo caminho...”

O método da Lectio Divina consiste em quatro passos para uma leitura orante da Palavra de Deus: leitura, meditação, oração e contemplação.

Tomemos o trecho de Lucas 10,1-12, que fala sobre a missão dos 72 discípulos. Leia-o pelo menos quatro vezes, a meia-voz ou em voz alta, para exercitar os sentidos da visão e da audição. Leia outra vez em silêncio, procurando não perder nenhuma palavra, já que nada é vão ou inútil na Palavra de Deus.

Agora releia, meditando na aplicação desta passagem à sua vida. Deixe que a Palavra ilumine o momento atual da sua existência. Talvez você já tenha lido este trecho do Evangelho outras vezes, mas a cada dia, quando o lemos e meditamos com o auxílio do Espírito Santo, ele nos revela algo novo, cura, transforma e renova, pois a Palavra de Deus tem esse poder.

Não é maravilhoso, isso? Quanta riqueza podemos receber a cada dia, não é mesmo? Certamente, o Senhor lhe revelou algo novo para sua vida! Partilhemos um pouco sobre o texto.

“A colheita é grande... Pedi ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita”. Não parece estranho que o Senhor mande pedirmos a Ele operários para sua messe? Se Ele sabe que a colheita é grande e os operários são poucos, por que não envia logo os operários, sem precisar que o peçamos? Aí está a pedagogia divina. Já dizia um doutor da Igreja que Deus nos criou sem precisar de nós, mas deseja nos salvar precisando de nós.

Não que tenhamos condição de “pagar” por nossa salvação, pois ela é gratuita e Jesus já pagou o seu preço derramando o sangue precioso na cruz. Mas Ele nos reservou um lugar especialíssimo no seu plano de salvação para ajudá-lo. Como? Primeiro, seguindo Jesus através de nossa conversão pessoal, diária. Segundo, anunciando o Reino de Deus. Terceiro, orando e intercedendo pelos que não o conhecem. Quarto, pedindo a Ele que envie mais evangelizadores.

Você coordena algum ministério ou grupo? Necessita de alguém que o ajude? Ore, peça ao Senhor da colheita que mande mais colaboradores... Faça isso com confiança. Anote no seu caderno e veja daqui a algum tempo o resultado desta oração.

Observe a ordem deste versículo seguinte: “Ide! Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias pelo caminho”. Também não parece estranho? Não levar nada nem saudar ninguém pelo caminho? O que Ele nos ensina? Que a sua providência nos sustentará e que nada deve nos desviar deste objetivo de anunciá-lo. Ele é fiel e garante. Reveja em sua vida, em seu apostolado, se houve alguma vez em que você precisou de algo para a evangelização e Ele não tenha providenciado. Se faltou, talvez não fosse necessário ou, quem sabe, você não tenha pedido ao Senhor que providenciasse. Sim, porque Ele quer que o peçamos, mesmo conhecendo todas as necessidades.

Veja agora a saudação: “Paz!” “Shalom!” A paz é o dom messiânico por excelência. Desejar a paz é desejar toda a felicidade, todos os bens materiais e espirituais que o Senhor Jesus traz. A paz é a necessidade fundamental do homem.

Você tem paz? Não pergunto se você não tem problemas, mas se você, mesmo em meio aos problemas, está em paz! A paz de Jesus ninguém pode tirar, pois é fruto da confiança filial em Deus, que nos dá o que necessitamos e permite as tribulações e sofrimentos para o amarmos mais.

Ore agora pela paz! Paz nos corações dos homens. Paz nas famílias, nas nações! A paz começa em você! Deixe que o Senhor seja a sua paz, que Ele lhe dê a sua paz.

“... Comei e bebei do que tiverem, pois o operário é digno do seu salário” (cf. v.7). Será que você se sente questionado em relação ao alimento? Você é desse tipo de discípulo que come o que tiver na mesa ou ainda “escolhe”: “Isto eu não como; não gosto daquilo...”?

E quanto ao salário dos empregados que lhe servem, você paga pelo menos o mínimo? Se você, no seu trabalho, não recebe o salário digno, clame ao Senhor através deste versículo, para que Deus lhe faça justiça.

“Curai os enfermos que nela houver e dizei ao povo: O Reino de Deus está próximo de vós” (v.9). Como está sua ousadia em anunciar a proximidade do Reino? Você tem orado pela cura dos enfermos? Cura e anúncio andam juntos...

José Ricardo F. Bezerra

Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom

“... Sabei, no entanto, que o Reino de Deus está próximo”. Mesmo que você não seja recebido ou entendido quando, através de sua vida, anunciar o Evangelho, nada deve lhe perturbar, pois o Senhor está próximo. Todos nos encontraremos com o Juiz que virá para julgar os vivos e os mortos. Os que forem achados dignos, receberão a coroa da vida. “Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais”.

Ore pedindo a perseverança no anúncio, apesar das incompreensões. Ore clamando a graça da conversão própria e daqueles que não aceitam ainda o Senhor Jesus. Permaneça em oração, deixando que o Espírito Santo revele o que é o céu!

(José Ricardo F. Bezerra - Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário