sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Eu sou a Serva do Senhor!


“Disse, então, Maria: Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra” (Lc1,38)

Com alegria volto a escrever meditando nas palavras proferidas pela Santíssima Virgem Maria.

Neste texto vamos nos apronfundar na segunda palavra que Maria disse: Disse, então, Maria: Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra.(Lc1,38).

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”(Jo1,1).

Eis uma verdade absoluta! Antes de todas as coisas existirem, Deus É.

Todas as coisas foram criadas pelo Verbo de Deus: ” Deus disse : Haja a luz, e houve luz” (Gn1,3).

A Palavra de Deus, ou seja, o que Deus diz, se confunde com o que Ele faz e com o que Ele é, pois em Deus não há contradiçãoentre o dizer e o fazer.

A santíssima e perfeitíssima vontade de Deus está ligado ao seu Ser que se reflete no dizer e no fazer. A obra da criação foi um ato do querer de Deus que pela Sua Palavra se realizou.

Deus sendo perfeito e eterno em Si, também o É no querer e no fazer, ou seja, Deus quer de forma perfeita e faz de forma perfeita, já que tudo foi feito pelo “Verbo, que é Deus” (cf Jo1,1)

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo1,14)

O verbo de Deus, quis habitar entre nós, assumindo nossa carne, ou seja, nossa condição limitada, até a morte. Em Jesus, Deus assumiu toda a nossa natureza, exceto o pecado.

Para esse mistério do Amor de Deus se realizar era preciso uma criatura para gerar o Verbo de Deus feito carne.

“Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de de recebêssemos a adoção filial” (Gl4,4).

Eis o papel da Santíssima Virgem Maria, trazer em seu ventre puríssimo o Verbo de Deus que se encarnou para a salvação do mundo.

A rendenção que Jesus trouxe foi um ato maior que o da criação, pois tínhamos perdido a amizade com Deus pelo nosso pecado, restando-nos a condenação eterna. Mas o mundo criado pela Palavra, foi salvo pelo Verbo Encarnado.

Deus, respeitando a liberdade de escolha dos homens, pediu o concentimento da Virgem Santíssima para se encarnar em seu ventre.

Diante do Anjo, a Santíssima Virgem, de forma absolutamente livre e conciente diz o Seu “fiat” (faça-se). Esta resposta de Maria, mudaria a humanidade para sempre, pois Deus habitou entre nós para salvar o mundo.

A resposta de Maria não é uma fala passiva, mas uma postura que se conforma com os planos de Deus para a salvação dos homens.

Deus com o seu “faça-se” criou a humanidade; Maria com o seu “faça-se” gerou a salvação da humanidade.

(Ir. Hariel - Religioso da Fraternidade O Caminho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário