quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir! (Jr. 20, 7)


Que bom, amigo é Cristo! E que bom, mestre é Jesus! Que bem ensina generosamente e enriquece no amor e nas virtudes as pessoas que achegam a Ele e se esmeram em estar com Ele.

Nós formandos da Forania Nossa Senhora da Assunção, tivemos nosso retiro na segunda semana de agosto. Quem ministrou o retiro para nós foi nosso Forânio Ir. Raphael Estevão da Santa Cruz. O retiro fora realizado na Casa de Retiro Tabor, da Diocese de São Miguel Paulista.

Foi uma oportunidade para renovar as nossas forças, na nossa batalha em construir o bem e levar o evangelho vivo através do nosso testemunho. O retiro é um momento especial para nos encontrarmos mais intimamente com Deus e para viver a vida fraterna com os irmãos de outras missões, buscar o recolhimento e deixar-se conduzir pelo silêncio que nos leva a dois encontros: O encontro conosco e o encontro com Deus.

O recolhimento é o segredo da oração. Este é o lugar primeiro onde a pessoa deve buscar a Deus, no mais profundo do próprio ser.

Os homens vão ao estrangeiro para admirar as alturas das montanhas, as ondas fortes do mar, as largas torrentes dos rios, os monumentos históricos e as construções luxuosas e não olham para si mesmos…

O mundo vive a crise de identidade. As pessoas não se conhecem. Vivem das superficialidades, do movimento da massa, vive em conseqüência do momento e das transitoriedades que os cercam. A perda da identidade é justamente o esquecimento do valor como pessoa, da condição que nos assegura sermos prediletos de Deus.Quanto mais conscientes do que somos, faremos e seremos homens e mulheres mais realizados, prontos para o desafio de transformar o mundo.

Portanto, quando colocamos nossa atenção e desejo em Deus nos unimos com nosso entendimento e com nossa vontade a Deus.

Recolher-se, quer dizer, esforçar-se ativamente para dentro, e nesse ato, atender a Jesus vendo-o dentro de si mesmo ou junto a si. Prestar humilde atenção Nele vendo-se emergido Nele.

A pessoa se une ao Criador pela força da fé. Deus pela fé comunica um mais alto entender e uma mais perfeita união. A fé une a Deus. E Esta união em amor que preenche o vazio entre o Criador e a criatura, união com a companhia de Jesus e a sensação viva da Sua presença enchendo a alma e comunicando-se com ela, é o Altíssimo e Regaladíssimo fruto logrado e bem maduro da oração atenta, calada e sossegada que mira a Jesus dentro de si. Isso é espiritualidade. O mergulho no interior do próprio homem e do próprio Deus.

Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir! (Jr. 20,7). Nós, formandos, em comunhão com nosso eu mais calmo, vivemos a expressão tão conhecida de Santo Agostinho: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova. Eis que procurava fora o que estava dentro de mim.”

“Ó Jesus Cristo, amável Senhor, por que, em toda a minha vida, amei, por que desejei outra coisa senão vós? Onde estava eu quando não pensava em vós? Ah! Que, pelo menos, a partir deste momento meu coração só deseje a vós e por vós se abrase, Senhor Jesus!” (Santo Agostinho)

O livro da Sabedoria diz que Deus se antecipa a dar-se a conhecer aos que o desejam (Sb. 6,13). Pode-se dizer que o paraíso de Deus é o coração do homem. Amor com amor se paga! Se o Criador se sente muito feliz em estar conosco, por que, então, não passar toda a nossa vida com Ele, uma vez que esperamos viver eternamente em sua deliciosa companhia?

Feliz o cristão que adquiriu o hábito de conversar familiarmente com Deus. A linguagem de Deus é a linguagem do puro amor. Ele fala no mais íntimo do nosso ser, onde habita o mais profundo silêncio. “Eu o conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração…” (Os. 2,16). Então, Ele nos falará pelas inspirações, luzes interiores, sinais de sua bondade, toques suaves que penetram o coração, certeza de perdão, penhor de paz, esperança de felicidade, alegrias íntimas, carícias de sua graça; é assim que sentiremos o abraço de um Deus que deseja seriamente a salvação de todos os homens.

Rogério Mendes
Fratérnitas São Miguel Arcanjo / Santo André – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário